Recursos Hídricos
Gerenciamento do projeto de integração do Rio São Francisco – PISF
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão, em dois eixos (Leste e Norte), majoritariamente em canal, mas englobando ainda 4 túneis, 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento (EBs) e 27 barragens, integrando a bacia do São Francisco com as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas Açu e Apodi. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica a uma população beneficiada de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.
A ENGECONSULT lidera o Consórcio responsável pelo gerenciamento das obras remanescentes do PISF, até à sua conclusão. Cliente: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR (2023 a 2025).
SUPERVISÃO E ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA DUPLICAÇÃO DO CANAL DO EIXÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ
Com as obras de duplicação do Canal do Eixão das Águas (37,3 km de extensão) será atingida a capacidade máxima de adução de 22,00 m³/s no Trecho I, de 19,00 m³/s nos Trechos II a IV, e de 9,00 m³/s no Trecho 5, garantindo o abastecimento da população residente na Região Metropolitana de Fortaleza (cerca de 4 milhões de habitantes) e das Comunidades localizadas ao longo do seu traçado. Atenderá as demandas hídricas do Distrito Industrial de Maracanaú, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e do Perímetro de Irrigação do Tabuleiro de Russas. Cliente: Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (2024 a 2025).
Gerenciamento e supervisão das obras do Canal do Sertão Alagoano – AL
O Canal Adutor do Sertão Alagoano é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste. O empreendimento é composto por cinco trechos de execução e quando concluído irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, conduzirá 32 m³/s de água do rio São Francisco para as regiões do Sertão e Agreste do estado. Estas regiões são caracterizadas pelas condições climáticas fortemente adversas à exploração agrícola e pecuária de sequeiro com fins comerciais. Os serviços executados pela ENGECONSULT abrangem a supervisão dos Projetos Executivos, gerenciamento e supervisão das obras, serviços e monitoramento ambiental do Trecho 4 (Km 92,93 ao Km 123,4) e Trecho 5 (Km 123,4 ao Km 150), incluindo canais retangulares (4.290m), canais trapezoidais (41.398m), túneis (4.310m), ponte-canal (1.960m), sifão-invertido (4.320m) e comportas (5 unid). Cliente: Secretaria de Estado da Infraestrutura – SEINFRA/ AL (2018 a 2025).
Projetos de reavaliação estrutural das barragens Porto de Góes, Rio Grande/ Pedreira, Edgard de Souza e PCH Pirapora - SP
Serviços de estudos e projetos realizados para as quatro barragens da EMAE, abrangendo: Inspeção de Segurança Multidisciplinar; Estudo das Estruturas de Concreto e Aterro Hidráulico; Estudos Geológicos e Geotécnicos; Estudos Hidrológicos e Hidráulicos; Estudos Eletromecânicos e Hidromecânicos; Estudo de Rompimeto de Barragem; Estudo de Fundação e Margens das Estruturas de Terra e Concreto; Avaliação da Categoria de Risco e do Dano Potencial Associado; Reavaliação dos Procedimentos de Operação, Manutenção, Testes, Monitoramento e Instrumentação; Reavaliação do Plano de Ação de Emergência. Cliente: Empresa Metropolitana de Águas e Energia de São Paulo – EMAE (2022 a 2023).
Engenharia do proprietário para implantação do Ramal do Agreste – PE
O Ramal do Agreste é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional e inclui as seguintes obras principais: canais (42.686m), túneis (16.047m), aquedutos (1.875m), uma estação elevatória (3 x 2,67 m³/s; Hm=234,5m; 3 x 8000 kW) e as Barragens dos Negros (12,7 hm³) e Ipojuca (1,45 hm³). A água transportada é distribuída por meio de um sistema de adutoras, abrangendo cerca de 71 municípios da região, beneficiando uma população de mais de 2,2 milhões de habitantes, garantindo melhor oferta hídrica e promovendo o desenvolvimento do Agreste pernambucano.
Cliente: Ministério da
Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR (2018 a 2022).