Saneamento
Gerenciamento e supervisão do programa de obras para a construção do novo Guandu - RJ
A construção do sistema de produção da ETA NOVO GUANDU integra o projeto de Universalização do Abastecimento de Água na Baixada Fluminense, tendo como objetivo acabar com a falta d’água que atinge milhões de moradores da Baixada Fluminense na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A vazão do Novo Guandu será de 12 m³/s na 1ª Fase, passando a 24 m³/s na 2ª Fase. População beneficiada na RMRJ de aproximadamente 8 milhões de habitantes.
Cliente: Companhia Estadual de Águas e Esgotos — CEDAE (2021 a 2025).
Certificadora dos projetos e obras referentes à PPP de dessalinização - CE
A Planta de Dessalinização de Fortaleza, no Ceará, é a maior planta de dessalinização do País. Será implantada na Praia do Futuro, com capacidade de produção de 1 m³/s, beneficiando 720 mil habitantes (incremento de 12% na oferta de água de Fortaleza). A ENGECONSULT é a empresa certificadora de todas as etapas de implantação da planta de dessalinização, abrangendo: Elaboração de Projetos; Licenciamento e Implantação das Obras. Cliente: CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará (2022 a 2026).
Projeto, gerenciamento e supervisão das obras do sistema adutor do Agreste - PE
O Sistema Adutor do Agreste é alimentado através do Ramal do Agreste, que deriva do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Inclui as seguintes infraestruturas: captação na barragem Ipojuca e estação elevatória de água bruta (5 grupos de 2.700 kW cada); adutora de água bruta (aço carbono, DN1800 mm e L=7,0 km); reservatório de água bruta, RAB (V=70.000 m³); ETA do Agreste (4,00 m³/s), do tipo convencional; RAP de água tratada (V=32.000 m³); Adutoras de água tratada, DN1200 a DN200, com extensão total de aproximadamente 1.300 km; e 18 estações elevatórias de água tratada. População beneficiada de aproximadamente 2 milhões de habitantes da região Agreste de Pernambuco (uma das mais carentes em recursos hídricos de todo o Nordeste). Cliente: COMPESA (2010 a 2023).
Estudos e projetos dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no âmbito da atuação da CAESB - DF
Elaboração de estudos e projetos de SAA e SES em toda a área de atuação da CAESB (o que corresponde à população do Distrito Federal de aproximadamente 3 milhões de habitantes). Os projetos foram desenvolvidos em BIM, e incluíram obras lineares (redes e coletores) e obras localizadas (estações elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto). Cliente: CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (2019 a 2023).
Projeto de ampliação e retrofit das estações de tratamento de esgoto melchior e recanto das EMAS - DF
A ETE Melchior é uma das maiores ETEs do Brasil, tendo sido ampliada para tratar uma vazão máxima de 4,59 m³/s. A ETE Recanto das Emas tem vazão, após ampliação, de 0,443 m³/s. A população beneficiada pelas duas ETEs é de 1.541.700 habitantes (previsão ano 2050). A concepção da ampliação do sistema existente consistiu em tratamento preliminar, tratamento biológico, que consiste na junção do sistema anaeróbio (reator tipo UASB configuração original), reatores aerados, UNITANKs®, sistema BARDENPHO modificado e decantadores secundários. O tratamento do lodo é composto por leito de secagem, lagoa de lodo, adensador, centrífugas, tanque dos clarificados e inclusão da etapa de desinfecção Cliente: CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (2019 a 2023).
Gerenciamento do sistemas de abastecimento de água - SAA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SES – ES
A ENGECONSULT atua no gerenciamento da carteira de empreendimentos da CESAN, abrangendo as seguintes atividades: 1) Fiscalização de estudos, projetos e orçamentos contratados pela CESAN para implantação, ampliação ou melhorias de sistemas de SAA e SES e BUG; 2) Gerenciamento da carteira de projetos e de indicadores de desempenho; 3) Controle de contratos de projetos, processamento de medições e gerenciamento de documentação contratual. Cliente: Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN (2023 a 2025).
Projetos executivos para obras de água e esgoto em localidades turísticas do CEARÁ
Os serviço de consultoria contemplam o desenvolvimento de estudos e projetos para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário das praias de Morro Branco e Praia das Fontes, no município de Beberibe/CE, e de Barra e pontal de Maceió, no município de Fortim/CE, no âmbito do Programa de Pré-Investimento para o Setor Água da CAF Fase II (CAF-PPSA II), em convênio com a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (PROSATUR-SETUR). Financiamento CAF - Corporación Andina de Fomento - Banco de Desenvolvimento da América Latina. Cliente: Secretaria das Cidades/CE (2023 a 2024).
Projetos básicos e executivos de drenagem urbana e estudos ambientais em SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
A ENGECONSULT atua no gerenciamento da carteira de empreendimentos da CESAN, abrangendo as segu Os estudos executados pela ENGECONSULT abrangeram a área urbana de São Bernardo do Campo (84,13 km²), com abordagem sistemática por bacia hidrográfica e considerando também os problemas de erosão, poluição das águas pluviais e a ocupação desordenada com invasão das margens e áreas ribeirinhas de riscos de inundação e transbordamentos. Os projetos incluíram: drenagem de mais de 60 arruamentos; regularização de 10 canais urbanos (2,6 km); projetos de contenção; obtenção de licenças ambientais; proposição de medidas mitigadoras de impactos ambientais. Cliente: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - SP (2022 a 2023).
Planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos – PMGIRS – BA
Elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, de 05 municípios da Zona Turística da Baía de Todos os Santos/BA: Salinas da Margarida, Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Nazaré, com população total de 91 mil habitantes no final de plano, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR Nacional Bahia. Cliente: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (2018 a 2021).
Projeto executivo de estação de tratamento de efluentes industriais em BIM
O projeto hidromecânico da ETE foi dimensionado integralmente em BIM, visando o tratamento dos efluentes industriais resultantes da planta da fábrica da Aché, em Cabo de Santo Agostinho/PE. A ETE foi projetada para uma vazão total de 12,5 m³/h (vazão de 8,5 m³/h, referente ao efluente industrial). Unidades projetadas abrangem a etapa físico-quimica, etapa biológica, polimento final, tratamento de lodo, laboratório/sala do operador e urbanização do recinto (1.140 m²). Cliente: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. (2018 a 2019).
Sistema produtor sul / sistema Pirapama - PE
A ENGECONSULT desenvolveu serviços para o suprimento de água potável para a Região Metropolitana do Recife (RMR), beneficiando e impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida de mais de 2,5 milhões de habitantes da RMR, com uma produção de água de 5,13 m³/s. A empresa atuou em três momentos distintos, primeiramente no início da década de 90, foi responsável pela coordenação dos projetos do Sistema Pirapama. No segundo momento, em 2000, foi responsável pela adequação, atualização e modernização dos projetos e no terceiro momento atuou no gerenciamento do empreendimento, supervisão das obras e projetos. Cliente: Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA. (1992 a 2010).
Estudos e projetos do sistema de produção ipojuca (SUAPE) - PE
Diagnóstico, Estudos de Concepção e otimização econômica e ambiental, Projetos Básicos e Executivos do Sistema de Produção Ipojuca, com captação na Barragem do Engenho Maranhão, visando beneficiar o litoral Sul de Pernambuco, desde Toquinho à Praia do Paiva (região turística litorânea que inclui a praia de Porto de Galinhas), e em particular o Complexo Portuário e Industrial de Suape. O sistema de produção tem capacidade de 8 m³/s (água bruta e água tratada), destinando a maior produção para o consumo de água bruta, no Complexo de Suape. Cliente: Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA (2008 a 2015).
Plano de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos de fernando de noronha - PE
No âmbito das ações para o desenvolvimento do turismo no estado e, em particular, na turística Ilha de Fernando de Noronha, a Engeconsult foi responsável pela implementação do sistema de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, abrangendo o planejamento, o licenciamento ambiental, a implantação, a operação e o monitoramento. Os serviços desenvolvidos incluíram a elaboração de: Plano de Ação; Diagnóstico; Prognóstico, relatando a projeção futura; Estudo de Alternativas; Estudo de Viabilidade de Implementação da alternativa selecionada; Estratégias de Implementação, Programas de Capacitação e de Difusão e Promoção do Plano Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PIRSU). Cliente: Secretaria de Turismo de Pernambuco, PRODETUR – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (2010 a 2011).